segunda-feira, 2 de junho de 2008

GIA – Grupo Imersão Ambiental


“Acredite nas suas ações”


“Desenvolva e utilize, também,
outras formas de se relacionar
de forma positiva e criativa com a cidade”.


SEDE: Salvador, Ladeira da Fonte CARACTERÍSTICAS: linguagem artística contemporânea, diversidade, meios, locais, forma de atuação, cidade como suporte. POSTURA: buscar suscitar uma reação nas pessoas, que não apenas a contemplação.

O GIA surgiu nas dependências da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (EBA – UFBA), quando os estudantes que participavam das reuniões informais do Ateliê Livre do Aluno decidiram partir para uma organização mais ativa e criaram o grupo. Apesar de terem realizado juntos uma exposição na EBA, o grupo só viria a se consolidar num encontro estudantil em São Paulo (repensando o Brasil, 2002), quando conheceram PIA – Projeto de Interferência Ambiental, que organiza projetos a nível nacional.
Composto por:Cristiano Píton , Everton Marcco, Ludmila Brito , Luis Parras , Mark Dayves ,Pedro Marighella ,Priscila Lolata,Thiago Ribeiro ,Tininha Llanos.

O GIA criou sua sede - a Casa da Fonte - e realizou o "Salão de m.a.i.o - Manifestações artísticas e intervenções ousadas" que contou com participações do Brasil, Espanha e Chile.
O Salão de Maio de Salvador, idealizado pelo Grupo de Interferência Ambiental (Gia), tem por objetivo incentivar a produção de arte contemporânea que utiliza os centros urbanos como espaço para a manifestação de suas idéias. Tininha Llanos, integrante do Grupo Gia declara que, “o Salão pretende atuar como um “desprogramador” visual da realidade cotidiana”, o evento deve incentivar o uso de meios não convencionais para a propagação da arte. O salão é aberto e qualquer pessoa pode conferir e participar das atividades que são espalhadas pela cidade.
Os trabalhos escolhidos, são normalmente cartazes, placas e lambe-lambes. “Como não há qualquer tipo de patrocínio, o predomínio deste tipo de trabalho está diretamente associado ao baixo custo de produção e a facilidade de transporte”, afirma Llanos. Além disso, como muitos projetos são enviados pelo correio para serem executados pelo Gia e seus colaboradores, este tipo de trabalho, por exigir menos tempo de execução, acaba sendo uma opção mais viável à produção. De todos os projetos encaminhados, somente aqueles que ficam além da capacidade de realização do Gia são excluídos da mostra.
Concebido numa dimensão inclusiva, o evento pretende estabelecer o diálogo entre diversas linguagens, a idéia é formar uma rede cada vez maior.


As propostas do GIA revelam um entendimento da obra de arte como entidade subjetiva, fragmentária, aberta e instável. Suas intervenções questionam a natureza convencional do objeto artístico, encurtam a distância entre arte e cotidiano, e através do absurdo, utilizando-se da provocação e da ironia, corroem o prestígio social e o valor mercadológico da obra de arte tradicional. O artista contemporâneo está entre dois vazios: o espaço público e o da arte atual. O percurso do GIA até aqui é mais uma das tentativas contemporâneas de retomada do espaço público e da arte.

Nenhum comentário: