segunda-feira, 2 de junho de 2008

"...é preciso que aquele que vê,
não seja estranho ao mundo que ele olha. "
Nelson Brissac Peixoto
A arte à medida que se insere no espaço urbano, expõe-se a fruição da massa, cumpre seu papel, seja questionando, instigando, permitindo sonho, imaginação ou por vezes repudio ou indiferença.

Refletir sobre a arte e sua relação com o ambiente exige algumas definições, muito bem apresentadas por Nelson Brissac Peixoto (2004,p.15):

A função da arte é construir imagens das cidades que sejam novas, que passem a fazer parte da própria paisagem urbana. Quando parecíamos condenados às imagens uniformemente aceleradas e sem espessura, típicas da mídia atual, reinventar a localização e a permanência. Quando a fragmentação e o caos parecem avassaladores, defrontar-se com o desmedido das metrópoles como uma nova experiência das escalas, da distância e do tempo. Através destas paisagens, redescobrir as cidades.


Sendo assim consideremos que a arte pública, urbana, presente em nosso cotidiano, recria o espaço, visual e conceitualmente, a medida que redefine o ambiente viabilizando a análise crítico-reflexiva do individuo que por ali percorre, instigando a uma redefinição individual capaz de tocar a alma a medida que o sensibiliza neste mundo por vezes tão opaco e indiferente.

Nenhum comentário: